Três professores de Guarapuava passaram em uma pré-seleção para o Prêmio Educador Transformador 2023. Eles atuam em duas escolas municipais e em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e tiveram iniciativas inovadoras que ajudam a modificar a realidade de crianças guarapuavanas selecionadas.
Dessa forma, os projetos ganharam destaque entre iniciativas de todo o Brasil. Isso porque, a premiação busca reconhecer e promover ações transformadoras. Assim como descobrir e compartilhar práticas educacionais pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Confira os projetos selecionados:
- Na Categoria Educação Infantil, o projeto ‘Corpo, Ação e Movimento’ foi apresentado pela educadora Marilze de Fátima Weber, professora no Cmei Acyr Loures Pacheco;
- Já na categoria de Ensino Fundamental- Anos Finais, o professor Jeferson José Turkiewicz da Escola do Campo Professor Maack inscreveu o projeto ‘Oficinas do Campo-Agricultura e Pecuária’;
- Por fim, o ‘Projeto Mães ‘Fuxicando’ Sonhos’, idealizado pela professora Terezinha Adriana D’oliveira Custodio, da Escola Dom Bosco, concorre na categoria a Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Para concorrerem na premiação, os projetos precisam promover a descoberta de problemas e oportunidades, transformando ideias e desenvolvendo respostas para problemas reais da vida. Conforme a professora Terezinha, as ações resultam de muita dedicação dos professores.
Eu me dediquei bastante nesse projeto e esse reconhecimento é a prova de que, por meio do nosso comprometimento, nós podemos fazer a diferença na vida das pessoas. Porque o acolhimento e a escuta ativa na escola faz toda a diferença.
Para conhecer melhor os projetos classificados, basta acessar a reportagem completa da Prefeitura de Guarapuava. Além disso, a Secretaria de Comunicação (Secom), também divulgou uma galeria com fotos das ações desenvolvidas pelos professores.
O PRÊMIO
O prêmio surgiu da união do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora do Sebrae. De acordo com a consultora do Sebrae, Márcia Beatriz Silva, o prêmio teve desenvolvimento do Sebrae Paraná e depois virou nacional.
Essa é uma forma de reconhecer e valorizar as boas práticas na educação. São projetos que transformam a realidade não só dos alunos, mas do entorno da escola. Outro intuito é, a partir desses cases, inspirar outros educadores, mostrar que é possível desenvolver trabalhos inovadores.
Três mil profissionais de todo o Brasil apresentaram as iniciativas na primeira fase do prêmio. Na sequência, 256 passaram na categoria Educação Infantil e 658 na Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Por fim, 625 projetos desenvolvidos nos Anos Finais também passaram para a próxima etapa.
Leia outras notícias no Portal RSN.