Cristina Esteche, com assessoria
Uma parceria entre as secretarias municipais de Políticas para Mulheres e de Educação, com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), viabiliza a segunda edição do curso de extensão “Promoção à autonomia e empoderamento das mulheres”. As aulas acontecem uma vez por semana, na terça feira, das 8 às 12, na Faculdade Guairacá, sala 2, primeiro piso.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura, a ação faz parte da programação especial do mês da mulher e é uma iniciativa que pretende prevenir a violência doméstica e familiar. Dividido em 12 encontros, o curso é realizado por meio do convênio 792515/2013, firmado com o Governo Federal.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, o diálogo do assunto com outras pastas é fundamental para a diminuição da violência. “Encaramos este problema e trazemos o tema para discutir com as demais secretarias. Trabalhar a prevenção com os professores discutindo e desconstruindo a cultura machista e patriarcal é muito importante para que os todos os alunos sejam tratados
Para a coordenadora do curso e professora do Departamento de História da Unicentro, Rosemeri Moreira, a formação prepara melhor os professores para trabalhar os temas dentro da sala de aula a partir da contextualização histórica. “Os profissionais podem fazer atividades que envolvam as temáticas, principalmente o empoderamento das meninas e adolescentes, para que elas acreditem na sua capacidade como mulher. Por isso, oferecemos todo o suporte para a elaboração de projetos que podem ser desenvolvidos nas escolas, focados no aprendizado da tolerância com a diversidade”.