22/08/2023



Educação

Professores estaduais anunciam paralisação

Da redação – Em assembleia extraordinária da APP-Sindicato, professores e servidores da rede estadual de ensino decidiram neste sábado (20), cruzar os braços no dia 16 de março, acompanhando a paralisação organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que realiza mobilização nacional pelo Piso Salarial Nacional. Participaram da assembleia em Curitiba cerca de 500 servidores dos 29 núcleos de todo o Estado.

Os educadores também definiram que no dia 27 de março haverá nova assembleia para avaliação dos resultados das negociações com o governo do Paraná.

Como o prazo de negociação com o governo este ano é reduzido em razão da legislação eleitoral, a categoria definiu intensificar as mobilizações até abril. A equiparação salarial é a principal reivindicação da categoria. Os educadores querem um aumento de 25,97%, mais a reposição inflacionária do ano, estimada, pelo Dieese, em 4,31%.

Além da equiparação, a categoria definiu como temas centrais da campanha a imediata posse dos aprovados dos últimos concursos de professores e funcionários, a melhoria do atendimento a saúde e aprovação de Leis na Assembléia legislativa que consolidem conquistas do último período. Entre estas, a Lei Estadual de Sistema de Ensino, a Lei do PDE e a Lei do Cargo de 40 horas.

Em Curitiba, haverá concentração na Praça Santos Andrade no dia 16 de março a partir das 9h.

Fonte: Bonde News

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo