Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal

Professores estaduais de PSS estão com salários de dezembro atrasados

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

Da Redação

Docentes do regime PSS da Rede Estadual de Ensino estão prestes a completar uma semana de espera do pagamento referente ao mês de dezembro pelo Governo do Estado. Segundo dados da APP Sindicato, ao todo são quase 37 mil profissionais na espera dos pagamentos.

Normalmente, os pagamentos são realizados pelo governo até o último dia útil do mês, mesmo com os encerramentos de contratos no dia 31 de dezembro. Porém, por lei, os pagamentos podem ser realizados até o quinto dia útil, que será nesta quinta feira (08).

Em nota, a APP informou que já cobrou da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Casa Civil os esclarecimentos e obteve a resposta que o processo burocrático para o pagamento havia sido feito. O Sindicato também protocolou um pedido de liminar no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para que o governo efetue imediatamente o pagamento dos salários dos servidores com contratos temporários.

O professor de história José Odair Ferreira Neto lamenta a situação ao relembrar que desde 2006 os salários dos PSS não sofriam atraso. "É humilhante. Cheguei a passar vergonha no mercado por ter ido fazer a compra no final do ano e não ter saldo na minha conta. É um sentimento de revolta, de raiva por saber que trabalhamos com dedicação durante um ano inteiro e depois sermos tratados como mão-de-obra escrava", atesta o professor.

Compartilhar