Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – Profissionais dos programas sociais de Reserva do Iguaçu participaram nos dias 10 e 11 de maio, de uma capacitação sobre o Programa de Educação Previdenciária do INSS, realizada na sede do SENAC, em Pato Branco. O curso também contou com a participação de técnicos de outros municípios da região.
A capacitação foi ministrada pelos educadores do INSS e teve como objetivo da dar respaldo aos técnicos para que levem conhecimentos relacionados às questões previdenciárias ao público atendido pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), para que esteja ciente de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
Na oportunidade também foram esclarecidas dúvidas sobre as carências de cada benefício, tipos de benefício e todos os subsídios, a exemplo dos auxílios doença e reclusão, salário-maternidade, aposentadorias por idade, tempo de serviço, invalidez, contribuição, entre outros.
Segundo a assistente social do CRAS, Daisy Schmitz, as informações repassadas na capacitação vão favorecer o trabalho realizado pelo CRAS, no sentido de que os profissionais sejam multiplicadores das informações quanto à legislação previdenciária. “É uma capacitação inédita para os municípios da região. As informações que recebemos vão nos dar suporte para que possamos fazer os encaminhamentos necessários e informar nossos usuários da melhor forma possível”, disse.
“A partir dessa capacitação, poderemos informar o usuário com mais precisão. Aprendemos muitas coisas além do que já sabíamos, como por exemplo, a questão de renda e até de aposentadoria, que é algo que foge dos serviços do CRAS, mas que a partir de agora, estaremos auxiliando os usuários, fazendo os encaminhamentos para o INSS com mais segurança”, destacou a assistente social Francieli Obadowski.
O município também foi representado na capacitação pelo assessor de políticas sociais e presidente do CMDCARI (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Marcos Serpa.