O Programa Alimento Seguro (PAS) certificou lojistas da Praça de Alimentação do Shopping Cidade dos Lagos em Guarapuava. Conforme as informações, os lojistas receberam, além do certificado, o manual de boas práticas do Programa.
Em Guarapuava, o programa foi disponibilizado pela Vigilância Sanitária e Shopping Cidade dos Lagos, por meio da parceria entre Senac, Sebrae, Prefeitura de Guarapuava. Conforme o Gerente Geral do Shopping, Daiçon Maciel, esta iniciativa busca qualificar os colaboradores e garantir que os clientes recebam atendimento com a qualidade que merecem. “Um primeiro passo que terá continuidade em 2023”.
O PAS busca ensinar técnicas sobre Segurança de Alimentos e a implantação das Boas Práticas e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) nos estabelecimentos que produzem alimentos. Nacionalmente, o programa ocorre por meio do Sistema S (Senac, Sesi, Sesc e Sebrae) e da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Bem como da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuárias (Embrapa).
A união dessas instituições permitiu a criação do Programa e garante hoje a manutenção das atividades desenvolvidas em todo país. Assim, ocorre uma sensibilização dos trabalhadores que atuam na produção e na manipulação de alimentos prontos para o consumo. Eles aprendem sobre os cuidados na promoção da segurança dos alimentos.
IMPORTÂNCIA
A lojista da Spoleto, Márcia Crisóstimo, ressaltou a importância do programa e contou que fizeram cursos de boas práticas e alinhamento das tarefas diárias do restaurante. “Foram meses de dedicação na implantação e aprendizado onde toda a equipe recebeu treinamento. Mas isso é só o início que daremos continuidade para mantermos sempre o padrão de excelência”.
Conforme Marta Gavanski Harmatiuka, Gerente Executiva do Senac em Guarapuava, o programa busca prevenir a contaminação dos alimentos. “As empresas que participaram investiram na produção responsável agregando vantagem competitiva ao negócio e consequentemente os clientes serão beneficiados”.
Por fim, segundo as informações, o O PAS gera muitos benefícios, como maior produtividade e competitividade para as empresas; alimentos seguros para o consumidor; ampliação de mercado; atendimento à legislação; Assim como técnicas de higiene na manipulação de alimentos.
Leia outras notícias no Portal RSN.