22/08/2023



Educação

Programa de alfabetização no Paraná busca voluntários até sexta

O programa Paraná Alfabetizado recebe inscrições de voluntários até esta sexta feira (14). Os interessados em ensinar jovens (a partir de 15 anos), adultos e idosos a ler e escrever devem procurar os 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. São oferecidas vagas de coordenadores de turmas ou alfabetizadores.

Dados do Censo Demográfico 2010, do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Paraná tem 6,29% da população não alfabetizada, o que representa cerca de 500 mil pessoas. De acordo com Eli Prestes de Aguiar, responsável pelo programa Paraná Alfabetizado, o objetivo é ultrapassar a meta estabelecida pelo governo, que é alfabetizar 40 mil pessoas em 2013.

"É importante que a pessoa que participe do programa não fique apenas no Paraná Alfabetizado, mas que dê continuidade à sua escolarização e procure a Educação de Jovens e Adultos (EJA)", comenta Eli.

O processo de alfabetização pelo programa tem duração prevista de oito meses, com dez horas de aula por semana. As turmas podem ser localizadas em escolas da rede estadual ou municipal, centros comunitários, igrejas e outros espaços físicos.

Os alfabetizadores voluntários selecionados recebem bolsa-auxílio (sem vínculo empregatício) que varia de R$ 400,00 a R$ 750,00, dependendo do número e do tipo de turmas. O candidato, que precisa ter ensino médio completo, deve encontrar seus alunos e formar turmas na sua comunidade.

Segundo Eli, cada alfabetizador pode ter até 14 educandos na área rural, ou sete, na área urbana. Já os coordenadores, responsáveis pela orientação pedagógica, podem coordenar de cinco a nove turmas por município. Os editais 14/2013 e 15/2013 definem as regras de participação e estão disponíveis na página da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

A documentação dos inscritos será analisada no mês de junho. O edital com o resultado final será divulgado no dia 26 de junho e o início das atividades está previsto para os meses de julho, agosto e setembro. De acordo com informações da Seed, o começo das aulas depende da formação das turmas, de responsabilidade do voluntário.

O programa Paraná Alfabetizado é uma ação coordenada pela Seed, em parceria com o Ministério da Educação, Prefeituras Municipais e sociedade civil. No Brasil, o índice de analfabetismo chega a 9% da população, o que equivale a mais de 13 milhões de pessoas.

Os detalhes sobre o programa Paraná Alfabetizado podem ser conferidos no edital, disponível no site da Secretaria da Educação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo