22/08/2023
Agronegócio Região

Programa de análise de sementes auxilia agricultores de Pato Branco a ampliarem os resultados das lavouras

Um dos maiores benefícios do programa é gerar economia aos agricultores

lavoura 3

Edeilson Benevides Cordeiro (Foto: Divulgação)

Desde setembro, os agricultores de Pato Branco e região contam com um importante apoio para melhorar a sua produção. O programa “Semente Premium”, da Fundação Pró-Sementes, foi adotado como ação recorrente pelo Grupo Lavoura e tem levado aos produtores informações e testes sobre diferentes lotes de sementes, mostrando quais possuem qualidade fisiológica superior. A iniciativa tem como objetivo auxiliar agricultores a adquirirem sementes que realmente geram resultados positivos nas plantações.

Um dos maiores benefícios do programa é gerar economia aos agricultores, pois de acordo com os organizadores uma semente boa, com maior germinação e vigor, tenderá a ser utilizada em menor quantidade. Outros benefícios do programa são estimular a otimização de recursos dos agricultores, a ampliação da segurança genética da semente e também o aumento da transparência no processo produtivo.

Segundo o Grupo Lavoura, a expectativa é contribuir com a excelência das produções agrícolas da região. “É parte da missão do Grupo Lavoura levar mais inovação e qualidade para o campo”, afirma Edeilson Benevides Cordeiro, que integra a diretoria do grupo.

CRITÉRIOS

Para que uma semente seja considerada de excelente qualidade fisiológica, ela deve possuir um elevado percentual de germinação e vigor. Para que as sementes de soja recebam o selo de Sementes Premium, por exemplo, os lotes precisam atender o padrão mínimo de 90% de germinação e 80% de vigor. Já no caso das sementes de trigo, o alto nível de qualidade é identificada com no mínimo 95% de germinação e 85% de vigor.

Após as análises, a Fundação Pró-Sementes emite os resultados e encaminha o selo de “Sementes Premium” para cada lote que corresponde à qualidade esperada. Além disso, é enviado ao agricultor um atestado de qualidade fisiológica com todos os dados obtidos na análise.

De acordo com a Fundação Pró-Sementes, o processo é ágil, informatizado e transparente em todas as etapas. As vistorias são realizadas in loco pelos auditores técnicos com o objetivo de verificar os padrões de campo das sementes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.