Quase 20 jovens de Guarapuava candidataram-se a uma vaga no programa de estágios e trainees internacionais da Universidade de Ohio/USA, após a palestra promovida pelo Sindicato Rural de Guarapuava, no dia 13 de maio, sobre o assunto.
Na ocasião, o professor Dr. Luiz Kulchetscki (foto), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), apresentou o programa criado em 1979, com o objetivo de prover oportunidades técnicas, culturais e profissionais para jovens de 18 a 29 anos de idade, que estejam vinculados à cadeia produtiva do agronegócio, e que sejam alunos de universidades reconhecidas, nas áreas de agronomia, veterinária, zootecnia, engenharia de alimentos,biologia e em alguns casos específicos também, como engenharia florestal.
Segundo Kulchetscki, este programa é único, porque não concede bolsa de estudos. “O próprio candidato arca com todos os custos através de seu trabalho e desempenho profissional, incluindo também os estudos dentro do campus da Universidade de Ohio, uma das maiores e melhores universidades no contexto mundial”, contou.
Os questionários dos candidatos serão analisados pelo professor, que agendará uma entrevista com cada um dos acadêmicos em Guarapuava. A data e horário serão divulgados pelo Sindicato Rural.