22/08/2023
Em Alta Região Saúde

Programa ‘Fila Zero’ muda rumo da saúde pública em Turvo

Houve redução nas filas de consultas de especialidades, atendimentos médicos, odontológicos e exames laboratoriais

Programa 'Fila Zero' muda rumo da saúde pública em Turvo (Foto: Divulgação)

O programa ‘Fila Zero’ está tendo um resultado positivo e está mudando o rumo da saúde pública no município de Turvo, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Para se ter uma ideia, nos primeiros cinco meses de 2024, houve mais de 30 mil atendimentos e 115 mil procedimentos. Entre eles odontológicos, gestacionais, psicoterapia e fisioterapia.

Houve redução nas filas de consultas de especialidades, atendimentos médicos, odontológicos e exames laboratoriais. Além de menor fila para cirurgias vasculares, pediátricas, de cabeça e pescoço e as gerais. Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, ainda que o atendimento seja responsabilidade do Governo do Estado, o município também atua para atender a demanda da população.

Entre 2017 e 2024, houve o investimento de mais de R$ 18 milhões em ações com parceiros. Como consórcios (CIS 5ª Regional, Consórcio de Pitanga, GSUS, Secretaria de Estado da Saúde – SESA) e o Hospital Bom Pastor. Ainda há a parceria com o Hospital Regional de Saúde e o Cancer Center, ambos sediados em Guarpauava, e que atendem a população com cirurgias.

Devido à demanda por várias especialidades, surgiram as parcerias com outros municípios. Com o consórcio, as áreas agora incluem cardiologista, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, geriatria, neurologia e otorrinolaringologia.

AGENDAMENTOS

De acordo com as informações, uma das estratégias aplicadas é o agendamento on-line com tecnologia para consultas a distância para otimizar o tempo dos pacientes. A prefeitura ainda tenta diminuir as filas por ações imediatas como mutirões em um único dia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

rodapé Turvo novidade

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.