22/08/2023



Cotidiano Educação Guarapuava

Programa Ganhando o Mundo abre inscrições para intercâmbio na França

40 franceses virão ao Paraná e 40 alunos paranaenses vão para França. Em Guarapuava, existem 6 vagas para o Colégio Ana Vanda Bassara

franca_3

40 franceses virão ao Paraná e 40 paranaenses vão para França (Foto: Lucas Fermin/SEED)

O programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, com destino para a França, tem inscrições abertas a partir desta quarta (15). Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de março por meio da Área do Aluno. Desta vez, o programa do Governo do Estado vai funcionar em regime de reciprocidade. Desse modo, 40 estudantes franceses virão ao Paraná e, em seguida, 40 alunos paranaenses viajam para o país europeu.

Podem se inscrever, os alunos que estão cursando a 2ª série do ensino médio em 2023 em cinco colégios estaduais que oferecem o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas de Francês. Entre eles, o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara em Guarapuava.

HOSPEDAGEM

As famílias dos estudantes selecionados receberão os alunos franceses – que chegarão ao Paraná a partir da segunda quinzena de maio. Elas ficarão responsáveis por gastos essenciais, como alimentação, transporte para a escola e Internet.

Em seguida, em setembro, os estudantes paranaenses embarcam para a França. Lá, as famílias dos estudantes franceses vão hospedar os alunos. A família anfitriã francesa também vai arcar com os gastos essenciais do estudante brasileiro.

A duração do intercâmbio no país europeu será de seis semanas. Nesse período, os estudantes paranaenses receberão uma ajuda de custo de R$ 2.400 da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).

PARTICIPAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Para se inscrever, além de cursar a 2ª série do ensino médio em uma das cinco escolas indicadas, o estudante também precisa ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Bem como, a 1ª série do ensino médio em uma escola da rede pública estadual do Paraná.

Outros critérios de participação são ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses até a data do embarque (até setembro de 2023). Além disso, o candidato deve ter médias anuais a partir de 7,0 em 2022 em todas as disciplinas da Formação Geral Básica (FGB) e ter frequência a partir de 85%.

A classificação dos estudantes ocorrem se eles cumprirem todos os requisitos citados, de acordo com a soma das médias anuais de todas as disciplinas da FGB cursadas em 2022.

VAGAS POR COLÉGIO

As cinco instituições de ensino participantes têm limite de vagas para os intercambistas, proporcional ao número de matrículas. Em Guarapuava, são seis para o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara.

De acordo com o Estado, a Seed vai selecionar os estudantes com as maiores médias, classificados dentro das vagas disponíveis para o colégio. A classificação provisória e o resultado final serão divulgados a partir dos dias 16 e 22 de março, respectivamente, no site da Seed-PR e no Diário Oficial do Estado do Paraná.

INTERCÂMBIO

Os intercambistas estudarão na França na modalidade equivalente ao ensino médio em instituições de ensino indicadas pela Seed. Mas antes de embarcar, eles vão fazer um curso de francês oferecido pela pasta. Ao retornar, os participantes se tornam embaixadores do programa, compartilhando a experiência com a rede estadual de ensino por meio de diversas atividades.

Além disso, a Seed-PR será responsável pelos custos dos estudantes paranaenses com passagens aéreas, emissão de passaportes e vistos. Como também, vai pagar os valores do deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes e vistos, entrevistas para emissão dos vistos e reuniões de orientação agendadas pela coordenação do programa.

Conforme a Seed-PR, o estudante paranaense que fizer o intercâmbio receberá três bolsas no valor de R$ 800. A primeira (bolsa instalação) estará disponível antes do embarque para cobrir as despesas iniciais. As outras duas (de manutenção) serão repassadas ao decorrer do intercâmbio. Por fim, os participantes também terão seguro de viagem e de saúde durante o período que estiverem morando na França.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo