Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
imagem-40335
Reunião levantou custos do milho, soja e trigo.

Programa levanta os custos de produção de grãos no Paraná

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

imagem-40335

O Sindicato Rural de Guarapuava sediou ontem,terça-feira (10), o painel realizado pela Federação de Agricultura do Paraná (FAEP) “Campo Futuro”. A reunião tinha objetivo levantar os custos de produção de milho, soja e trigo.

Esta já é a terceira edição do painel realizado em Guarapuava, que reuniu produtores rurais da região para diagnosticar os custos da safra passada. A reunião foi conduzida por técnicos da FAEP, Tânia Moreira e Leandro Alegransi e da Universidade CEPEA/ ESALQ- USP, Fábio de Lima e Victor Ikeda .

O produtor rural, José Acir dos Santos que participou do painel falou sobre a importância da iniciativa. “Acredito que nos ajuda a direcionar e planejar a nossa próxima safra, então é muito válido que façam esse levantamento dos custos de todo Estado”, opina. Outro participante foi o agricultor, Roberto Zastavny que também enfatizou a relevância de se produzir informação para os produtores rurais. “Foi bem proveitoso, o objetivo do trabalho deles é repassar o máximo de informação ao produtor. Essa reunião pode ser feita até mais vezes ao ano, acredito que é uma forma de incentivar os agricultores que não realizam uma análise detalhada de seus custos para que agora comecem a se preocupar com isso”.

O painel faz parte de um programa idealizado pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) que tem intenção de incentivar os produtores a conhecerem os custos de sua produção. Com isso, a CNA desenvolveu um software que facilita o cálculo dos custos do produtor para que realize uma gestão mais adequada de sua propriedade, e ao mesmo tempo possa comparar os custos da região que produzem.

O produtor que tiver interesse em realizar o cadastro e receber essas informações pode acessar: http://www.canaldoprodutor.com.br/user/register

Compartilhar