A Receita Federal liberou nesta quinta (13) o programa para declaração do Imposto de Renda 2025 para download. O prazo de entrega da declaração vai começar no dia 17 de março e se estende até 30 de maio. No entanto, quem não entregar a declaração dentro do prazo fixado está sujeito a uma multa, que varia de um valor mínimo de R$ 165,74 até um montante máximo, que corresponde a 20% do imposto devido.
A Receita prioriza a data de entrega das declarações e também observa uma fila de prioridades para alguns grupos, que recebem a restituição antes de todo o resto (mesmo que tenham entregado a declaração nos últimos dias do prazo). Quem envia a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro. Por outro lado, se houver erros ou omissões na entrega, o contribuinte perde a posição na fila. Ou seja, vai para o fim do calendário de restituições.
COMO BAIXAR O PROGRAMA
Pelo computador, o contribuinte poderá baixar os programas do Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris). O programa está disponível no próprio site da Receita Federal. Já pelo celular, houve uma mudança neste ano.
O aplicativo “Meu Imposto de Renda” não está mais disponível para download. Dessa forma, os contribuintes que preferirem fazer a declaração por dispositivos móveis precisarão baixar o aplicativo da Receita Federal. É importante ressaltar que não são todos os contribuintes que podem usar essa opção. Para ver todos os limites da declaração on-line e por aplicativo, acesse o site do Gov.
(*Com informações do G1)