O programa Vida Rural, da Secretaria de Agricultura de Guarapuava irá distribuir 2.600 toneladas de calcário para cerca de 260 agricultores beneficiados.
Segundo a Assessoria de Imprensa, neste ano serão atendidos 60 agricultores a mais do que em 2012. Cada um dos 260 beneficiados pode receber até 10 toneladas do produto. A secretaria fornecerá também o transporte e aplicação do produto, sem custo, a 58 produtores. Os demais terão apenas a despesa com o transporte e a aplicação.
De acordo com o secretário Itacir Vezzaro, as associações selecionaram os agricultores tendo como base a necessidade do produto e a renda dos inscritos. “Após recebermos os nomes dos selecionados, técnicos da secretaria estiveram nas propriedades, analisaram o solo e calcularam a quantidade necessária de calcário”, explica.
“O calcário faz a correção de solo, diminuindo a acidez e permitindo que os nutrientes sejam melhores absorvidos pela plantação. Isso influencia no aumento da produtividade de qualquer cultura e na recuperação da pastagem”, esclarece o engenheiro agrônomo e técnico da secretaria de Agricultura, Hamilton Mello, destacando que o Governo do Estado contribuirá com 580 toneladas das 2.600 que serão distribuídas.
A expectativa é que o programa volte em 2014 com ainda mais beneficiados. Os agricultores que não participaram do Vida Rural deste ano, deverão procurar as associações ou entidade que estão cadastrados e fazer a solicitação.
Imagem ilustrativa