22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Programação do Junho Violeta começa nesta segunda (12) em Guarapuava

A campanha Junho Violeta tem ações de combate a violência da contra a pessoa idosa. As atividades vão até sábado (17)

idoso

A campanha Junho Violeta tem ações de combate a violência da contra a pessoa idosa. As atividades vão até sábado (17) (Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Junho é marcado pela cor violeta para reforçar a campanha em Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Por isso, a Prefeitura de Guarapuava preparou uma programação o Junho Violeta que começa nesta segunda (12).

A campanha ocorre em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI) e a Rede de Proteção e Cuidado da Pessoa Idosa. Assim as entidades se uniram para desenvolverem uma semana com diversas atividades para conscientizar a população sobre o tema.

Nesta segunda (12), a programação inicia às 13h30, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real,. Haverá uma mesa redonda com um debate sobre o “Envelhecimento, Autonomia e Proteção da Pessoa Idosa”. Quem vai falar sobre o tema será o médico Jonilson Pires e a advogada, Maybi Francielle Panizio Brogliatto Moreira.

Na terça (13), das 8h às 17h, ocorrerá um ato simbólico de entrega de flores nos grupos e serviços prestados à Pessoa Idosa. Em seguida, na quarta(14), a partir das 9h, as pessoas idosas de Guarapuava poderão participar da Caminhada da Melhor Idade. A concentração para a atividade será no Parque do Lago.

OUTRAS AÇÕES

Na quinta (15) e sexta (16), o Teatro Municipal Marina Karam Primak vai ter uma apresentação do Teatro Memórias, a ação ocorre às 14h nos dois dias. No sábado (17) último dia de atividade, a Semads e os órgãos parceiros vão fazer uma Blitz Educativa sobre o Junho Violeta. Assim os moradores vão ser alertados sobre a a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos da pessoa idosa. A Blitz Educativa será das 8h30 às 10h30, na rua XV de Novembro.

De acordo com a secretária da Pasta, Elenita Lodi, ao conscientizar a população sobre a violência que pessoas idosas sofrem é importante. Isso porque estimula a empatia e o respeito pelos idosos, incentivando a denúncia de casos de violência e a adoção de medidas preventivas.

A conscientização da população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa é de extrema importância para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Além disso, os idosos são membros valiosos de nossa comunidade, detentores de sabedoria e experiências únicas. No entanto, muitos deles sofrem abusos físicos, psicológicos e financeiros, privando-os de dignidade e bem-estar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.