O campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Paranaguá (Fafipar) está com inscrições abertas para o curso de transformação da pele de peixe em couro. O objetivo é criar novas possibilidades de trabalho para a população do litoral paranaense, especialmente aos moradores de Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná.
A intenção é formar novos profissionais na produção de couro de peixes para participarem, futuramente, da "Associação Flores D’água", no Provopar da Praia de Leste. A proposta é gerar trabalho e renda para as comunidades ligadas ao setor da pesca, aquicultura e artesanato.
O curso faz parte do projeto Couro de Peixe, do programa Universidade Sem Fronteiras, em desenvolvimento na Fafipar com investimento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. As inscrições podem ser feitas na própria faculdade ou na loja no Provopar, no Balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná (Rua Noêmio Gabriel Simas, nº 138).
Os cursos serão realizados nos dias 22, 23 e 24 deste mês. As inscrições permanecem abertas até sexta-feira (19). Para a inscrição é preciso preencher uma ficha e apresentar cópia do comprovante de residência. Podem participar apenas 10 pessoas, mas, de acordo com a coordenadora do projeto, a professora Kátia Kalko Schwarz, serão realizados novos cursos, conforme a demanda de inscritos. Dentro do mesmo projeto, estão previstos cursos de artesanato em couro e escamas de peixe.