O 11ª edição do projeto de extensão Sábados Literários vai destacar as vozes negras na literatura. A atividade ocorre um sábado por mês e a primeira deste ano vai ser no dia 4 de março às 14h. Além disso, vai ter transmissão ao vivo pelo canal do projeto.
A condução da abertura fica a cargo da professora da Universidade de São Paulo, Rosângela Sarteschi, que traçará um paralelo entre a literatura de autoria negra no Brasil e em Portugal. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Letras do câmpus Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
De acordo com a Unicentro, para 2023 haverá discussões que abordam perspectivas diversas sobre a produção literária negra, passando por obras históricas e contemporâneas brasileiras, afro-americanas, latinas e africanas.
Além disso, o formato on-line adotado durante a pandemia segue nesta edição, permitindo que mais pessoas participem. Conforme o coordenador do projeto, professor Edson Santos Silva, isso garante que o material continue disponível após o evento.
O projeto abrange alunos da universidade, do ensino fundamental e do ensino Médio, professores universitários e da rede pública, pesquisadores, mestrandos, doutorandos. Assim, o fato de o projeto ser on-line abarca uma gama de participantes.
Desde 2012, houve sete livros publicados e milhares de pessoas puderam entrar em contato com diferentes textos literários. Conforme o professor, todos selecionados de acordo com o tema definido para cada ano e apresentados, a cada encontro, por um docente especialista no assunto.
INSCRIÇÕES
Para os que desejam certificação, as inscrições ocorrem pelo site de Eventos da Unicentro até o dia 10 de maio. Na página também é possível acessar a programação completa dos Sábados Literários. A cada encontro, há o sorteio de cinco obras disponibilizadas pelo Sebo Centenário, que também se responsabiliza pelo envio dos livros aos participantes premiados.
Por fim, além da livraria de Irati, o projeto tem parcerias com várias instituições, entre elas a prefeitura do município, a Academia de Letras e Artes do Centro-Sul do Paraná, e a Fundação e Cineclube Denise Stoklos.
Leia outras notícias no Portal RSN.