22/08/2023



Cotidiano Região

Projeto de frigorífico de peixes deve contemplar nove municípios

Com o intuito de abastecer a agroindústria com produção de peixes, o projeto atende municípios do Sudoeste paranaense

182045347_2998219810500468_1902988941535939655_n

Frigorífico para peixe devem auxiliar piscicultores (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Os prefeitos dos municípios que ficam ao entorno dos rios Iguaçu e Jordão tem uma novidade para os moradores locais. Prefeitos e secretários de Foz do Jordão, Mangueirinha, Clevelândia, Coronel Vivida, Coronel Domingos Soares, Candói, Honório Serpa, Palmas e Reserva do Iguaçu fizeram uma visita a Mangueirinha para firmar uma parceria, a convite do prefeito Elidio Zimerman de Moraes. A reunião teve intuito de discutir um estudo para viabilizar a construção de um frigorífico de peixes.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Foz do Jordão, o estudo tem o objetivo de focar em pequenos produtores, para que eles tenham auxílio e sejam inseridos nas atividades industriais da piscicultura. Desse modo, garantindo renda e geração de empregos.

Como sede, Mangueirinha fica responsável por colocar o projeto em ação. O município já administra uma outra proposta junto a Cooperativa de Empreendedores e Criadores de Peixes (Coopemang), com foco na criação de peixes em tanques redes no reservatório da Usina Hidrelétrica de Segredo. Assim, contanto com parcerias dos governos do Paraná e Federal.

ABRANGÊNCIA

Conforme o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Foz do Jordão, Jauri Quatrin, a expectativa é grande. “Ainda não temos dados sobre o número de profissionais beneficiados. Afinal, vamos conseguir esses dados após a instalação do frigorífico, mas posso dizer que estamos na expectativa”. O vice-prefeito de Mangueirinha, Leandro Dorini, considera que o projeto é importante para a subsistência das famílias da área rural.

Hoje, temos orgulho de receber em Mangueirinha os municípios. A ideia é compor um conglomerado, unir forças e ideias pra fomentar a criação de peixes aqui em nossa Região. O peixe é um produto muito procurado e queremos agregar valor, por isso estamos nos reunindo com prefeitos, secretários de Agricultura, veterinários, agrônomos, enfim, a população que vem passar uma ideia a respeito desse brilhante projeto, que é a construção de um frigorífico de abate de peixes.

Conforme o prefeito de Mangueirinha, Elídio de Moraes Zimerman, a reunião surgiu como uma pauta importante para dar o primeiro passo. “Buscamos potencializar e receber o apoio desses municípios pra que possamos estar implantando o frigorífico”. Portanto, a proposta prevê a possibilidade de implantação de tanques-rede no lago da usina para a produção de peixes e também a produção em açudes e um frigorífico para abater os peixes e fazer a industrialização.

O prefeito de Coronel Domingos Soares, Jandir Bandiera, acredita no potencial do projeto e no bem que vai fazer à comunidade. “Nós, de Coronel Domingos Soares, vamos dar muito apoio pra que esse frigorífico seja implantado em apoio aos nossos agricultores que queiram ter seu tanque-rede no alagado ou nas propriedade que tenham água suficiente”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo