22/08/2023
Cotidiano

Projeto de inclusão digital atende idosos em Guarapuava

imagem-77744

Caio Budel

Um projeto de inclusão digital está atendendo aproximadamente 300 pessoas desde terça-feira (26) em laboratórios de informática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Faculdade Guairacá, em Guarapuava. Intitulado Projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa, a inciativa surgiu de uma parceria da Secretaria para Assuntos Estratégicos do Governo do Estado do Paraná, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Provopar Estadual, Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI).

De acordo com Pablo Almeida, do setor de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social de Guarapuava, aproximadamente 300 idosos estão sendo atendidos em turmas espalhadas entre manhã, tarde e noite. “Os participantes são integrantes de grupos assistidos aqui pela assistência e membros da Unati, da Unicentro”.

De acordo com Luiz Carlos de Lima, um dos tutores do projeto, os alunos estão tendo aulas relacionadas ao uso geral de um computador, Internet e Redes Sociais. “Eles apresentam dificuldades para entender algumas coisas por nunca terem usado um computador. Muitos até tiveram contato por conta dos netos ou filhos, mas não chegaram a aprender a usar efetivamente”, explica.

Neste sábado (30), os idosos que participaram das aulas receberão certificação do curso na Associação Cultural Recreativa e Esportiva da Unicentro (Acre). 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.