22/08/2023




Economia Paraná

Projeto de R$ 2,5 bilhões prevê ampliação de terminal de contêineres

Plano foi apresentado ao governador Carlos Massa Ratinho. Projeto é da empresa Terminal de Contêineres de Paranaguá e deve gerar 10 mil empregos no Litoral

RATINHO

(Foto: Rodrigo Felix Leal)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior conheceu esta semana, um projeto elaborado pela empresa Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que planeja investir cerca de R$ 2,5 bilhões nos próximos anos no Porto de Paranaguá. Assim, a empresa pretende instalar um parque logístico, com capacidade para atender 200 caminhões simultaneamente. Além disso, construir um armazém de 20 mil metros quadrados, linhas férreas e um novo pátio de automóveis.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, fazem parte do projeto apresentado a construção de um novo terminal de fertilizantes e a ampliação da captação de cargas do Paraguai. A expectativa é que as obras gerem 10 mil empregos. Conforme Ratinho Junior, o projeto é importante para a economia do Estado, pois gera mais empregos no Litoral. E ainda contribui para consolidar a meta de transformar o Paraná no principal hub logístico da América do Sul.

Assim, de acordo com o governador, a proposta apresentada amplia o campo de atuação da empresa, que já opera o maior terminal de contêineres do Brasil, com capacidade para movimentar 2,5 milhões de TEUs por ano. Segundo dirigentes da empresa, os novos investimentos vão reduzir o custo operacional para os clientes e atrair mais exportadores do Sul e Sudeste para Paranaguá. O projeto também garante segurança para a movimentação de veículos para as próximas décadas, tornando a operação no Paraná ainda mais atrativa.

MODERNIZAÇÃO

O governador afirmou que o Estado investe em dragagem para aprofundar o calado de Paranaguá, o que possibilita acesso de navios maiores. Ainda conforme Ratinho Junior, os portos paranaenses seguirão recebendo aportes para a modernização das operações nos próximos anos, para acompanhar os investimentos da iniciativa privada.

“O Paraná tem uma parceria de longa data com a TCP e esse aporte que ainda está sendo estudado vai aumentar a capacidade de escoamento da produção brasileira, além de facilitar a integração regional. Estamos constantemente pensando em melhorar a logística e o setor portuário é fundamental dentro dessa estratégia”.

OBRAS

O governador também disse que o Governo do Estado vai investir R$ 600 milhões em obras de infraestrutura no Litoral. O recurso será disponibilizado depois da liberação do financiamento de R$ 1,6 bilhão captado junto a um consórcio de bancos. Ele afirmou ainda que Secretaria da Fazenda estuda modernizações no regime tributário para ampliar a competitividade das empresas que atuam nos portos paranaenses.

De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, todo investimento nos portos são bem-vindos. “Nosso dever é proporcionar condições marítimas. Vamos aumentar o calado em Paranaguá. Também conquistamos a autonomia administrativa. O mercado entende que o Porto de Paranaguá ampliou a movimentação e está se modernizando”.

As obras de manutenção continuada da profundidade dos Portos do Paraná reúnem recursos públicos de R$ 403 milhões ao longo dos próximos cinco anos. Além das áreas do Porto de Antonina e dos berços do Porto de Paranaguá, as atividades do programa serão feitas no canal de acesso e bacias de evolução de Paranaguá (áreas Alfa, Bravo e Charlie).

TCP

O TCP administra o maior terminal de contêineres da América do Sul e emprega 1,2 mil pessoas no Litoral. Desde março de 2018, a empresa integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), maior operador de portos públicos da China. Desta forma, o portfólio global abrange operações em seis continentes, 26 países e Regiões, e 50 portos. Em 2019 a CMPort movimentou mais de 110 milhões de TEUs.

A empresa também foi responsável pelo projeto executivo da Av. Atílio Fontana, uma das principais vias de acesso ao Porto de Paranaguá, como parte da expansão das atividades no município. O investimento foi de R$ 1 milhão. A doação do projeto facilita o processo de licitação por parte do Governo do Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo