22/08/2023



Educação

Projeto de Serviço Social discute formação e atuação profissional

imagem-79475

Da Redação, com assessoria 

Nos últimos anos ampliou-se de forma significativa o campo de atuação do assistente social, trazendo perspectivas positivas para o profissional da área. Com a finalidade de discutir esses novos campos de atuação, os avanços, desafios e possibilidades, o Colegiado de Serviço Social da Faculdade Guairacá deu início a um projeto de debate e reflexão sobre as práticas de trabalho.

Uma das atividades do projeto consiste na realização de palestras com profissionais da área, com temas distintos que se relacionam com a vida acadêmica e futuro profissional dos alunos. Segundo o professor Marcelo Zadra, o intuito é debater questões ligadas à profissão, como uma estratégia de fortalecimento da formação e buscando garantir uma maior qualificação. “Acima de tudo, a atividade tem como objetivo principal a troca de experiências, através do debate e de vivências em diferentes áreas de atuação”, explicou.

A primeira palestra foi ministrada na última semana pela assistente social Lucia Magnolia. Lucia foi uma das primeiras profissionais da área na região e, acompanhando de perto todas as mudanças ocorridas na profissão, contou um pouco das suas experiências para os participantes.

A professora Karine Fogliarini, que também está à frente do projeto na Guairacá, explicou que esse é um espaço bastante enriquecedor e, apesar do pouco tempo, tem percebido o real interesse dos alunos na participação das atividades. “Entendemos que o estágio supervisionado é um espaço privilegiado de formação profissional, porém, muitas vezes não permite reflexões e discussões acerca da importância do trabalho desenvolvido. Essa iniciativa permite isso, além de trazer uma visão mais abrangente das áreas de atuação do assistente social”.

Além das palestras semanais, durante o projeto são desenvolvidos grupos de estudos, e ainda, segundo os coordenadores, objetiva-se fazer um mapeamento de onde se concentram os assistentes sociais no município de Guarapuava.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo