Por Cristina Esteche
Alunos de três turmas da Escola Municipal Rui Marques no Bairro Bonsucesso, em Guarapuava, experimentam um projeto diferenciado a partir desta segunda (11). Às 7h30, no início das aulas, receberam rosas brancas da empresária Katia Burko. Ela é a idealizadora e coordenadora do projeto que implanta aulas de ioga partir de hoje para alunos das terceira, quartas e quinta séries da escola. Os professores de ioga são voluntários e a equipe é composta por Fábio Kaliberda, Anariel Sanches, Mariel Roldán, Rosângela Stock e Maristela Souza.
A distribuição das flores no início das aulas foi seguida para uma analogia. “Eu quis mostrar que somos diferentes uns dos outros e que devemos viver em paz a partir do respeito. Mostrei que cada flor é diferente da outra. Que uma tem o cabo mais comprido, outra tem o cabinho mais grosso, mas que todas são importantes”.
As aulas acontecem todas as terças, durante 50 minutos. De acordo com Katia Burko, haverá formação para os professores da rede pública com aulas semanais a partir do próximo ano. “ Também queremos estender o projeto para outras escolas”.
De acordo com a empresária, a ideia surgiu quando ela se conscientizou de que a ioga mudou a sua vida. “Eu sei o benefício que a ioga me trouxe e quero que outras pessoas também sejam beneficiadas. Conversei com os professores e todos toparam. Procuramos o Marco Fernandes, que é secretário de Comunicação da Prefeitura e ele apoiou a ideia e viabilizou a implantação. Se não fosse ele não teríamos conseguido” .