22/08/2023


Agronegócio Paraná

Projeto desenvolve trabalho de proteção de nascentes em Rio Bonito do Iguaçu

imagem-117079

Da Redação, com Assessoria

Guarapuava– O Brasil tem 12% da reserva de água doce do mundo, mas nas últimas décadas, o desmatamento de encostas, das matas ciliares e o uso inadequado dos solos tem contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água em todo o país. Diante disso, o município de Rio Bonito do Iguaçu recebe ações do projeto ÉCOM.VC, da ENGIE Brasil Energia, que trabalha em prol da qualidade de vida e conservação do meio ambiente.

ENGIE Brasil Energia desenvolve desde 2010 um trabalho de proteção das nascentes de cidades localizadas no entorno das suas áreas de atuação no estado paranaense e de lá para cá já contabiliza mais de 800 nascentes protegidas.

“O processo chega para somar às ações até então realizadas, contemplando técnicas de conservação da água como proteção de nascentes e ainda a construção de filtros, tratamento de efluentes por técnicas alternativas e construção de cisternas para captação de água da chuva permitindo que os moradores destas regiões tenham uma água potável para seu consumo”, destaca Leocir Scopel, gerente regional das usinas do Rio Iguaçu, Usina Hidrelétrica de Salto Osório e Usina Hidrelétrica de Salto Santiago. Até o final do ano, o a previsão é que o ECOM.VC conclua a proteção de 100 nascentes no município 

SOBRE O ÉCOM.VC

O projeto consiste na realização de atividades que irão impactar positivamente na relação entre o cidadão e suas respectivas comunidades, ofertando condições para que cada um contribuía e seja responsável pelo seu entorno.

As ações serão realizadas nas cidades de Rio Bonito do Iguaçu (PR), Estreito (MA), Trairi (CE), Lajes (RN) e Umburanas (BA), locais que sediam unidades de atuação da ENGIE Brasil Energia, sejam em operação ou em fase de implementação, por meio de atividades multidisciplinares dentro dos eixos: Ar, Terra, Água e Sol.
 
Todas ações e evolução do projeto poderão ser acompanhadas através do site www.ecom.vc. O projeto é uma realização ENGIE Brasil Energia e BNDES; Coordenação Incentive Projetos e eventos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo