22/08/2023
Cotidiano Pinhão

Projeto em Pinhão fortalece cuidados éticos e direitos na curatela

Iniciativa promove debates e oficinas para curadores, profissionais e familiares, para autonomia e a dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade

Lançamento do projeto ppr sugestão da juíza Natalia (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Em um cenário de crescente demanda por cuidados a pessoas com deficiência, idosos e indivíduos com transtornos mentais, Pinhão lança uma iniciativa pioneira. Trata-se do projeto ‘Entre Cuidados e Direitos’, criado a partir de sugestão da juíza Natalia Calegari Evangelista, com base em atividades desenvolvidas no município.

De acordo com a secretária de Saúde Meury Macedo, lançado nessa terça (22), o projeto vai contar com quatro etapas. “São encontros criados como espaço de diálogo ético e inclusivo.Vamos fortalecer o conhecimento e o respeito à autonomia tanto de quem cuida quanto de quem é cuidado”.

A proposta central, comforme o projeto é reunir curadores, familiares, cuidadores e profissionais das áreas de saúde, assistência social e proteção para uma série de encontros, oficinas e palestras. O objetivo ficou claro nesse primeiro encomtro que reuniu cerca de 150 profssionais da Saúde e da Assistência Social.  O encontro, focou nos direitos e deveres desses profissionais em relação aos idosos, um dos públicos-alvo da iniciativa. Os próximos três eventos irão envolver curadores, idosos e, por fim, todos os participantes em um grande encontro final.

De acordo com Meury, Pinhão conta com quatro grupos, numtotal de 180 participantes, nas secretarias de Saúde, Assistência Social e de Esportes. Todos com a parceria do Judiciário, mas com buscas de novas parcerias.

O ‘Entre Cuidados e Direitos’, portanto, se baseia na compreensão de que o cuidado deve ir além da simples garantia de direitos formais. Ele precisa considerar as condições concretas de vida de cada indivíduo. E levando em conta fatores como idade, gênero, desigualdades e relações de poder. O projeto busca, assim, contribuir para a construção de uma cultura do cuidado que seja ética, inclusiva e transformadora, priorizando a dignidade, a autonomia progressiva e a participação ativa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.