Da Redação
O Colégio Guairacá vem desenvolvendo ações para estimular ainda mais o interesse e a participação de cada aluno. Dentre os projetos especiais desenvolvidos está o “Aluno Destaque”.
A cada semestre são divulgados os nomes dos alunos que obtiveram notas superiores a 8 em todas as disciplinas. O mérito de ser destaque é reconhecido não somente pela nota, mas também por alguns critérios e compromissos firmados entre professores, alunos e família desde o início do ano letivo.
Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Michele Hirsch de Medeiros, o projeto foi elaborado para aumentar a autoestima dos alunos, reconhecer o empenho daqueles que mais se esforçam e também incentivar os outros a melhorarem cada vez mais. “O projeto desperta no aluno a vontade de estudar, de melhorar o rendimento escolar. Com a valorização do potencial individual, o Aluno Destaque motiva as crianças e jovens a enfrentar suas limitações e superá-las”, comentou.
Os alunos Ruan Gustavo Gaspareto, Myllena Gniech Miotto, Rayssa Luiane Ferreira dos Santos, Chelsea Karina de Brito, Eduardo Muzzolon e Izabelli Fiuza Latczuk foram os alunos destaque do 4º Bimestre do ano passado, obtendo notas superiores a 8 em todas as disciplinas, e receberam como premiação uma viagem cultural à capital, para acompanhar o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.
O passeio proporcionou o contato com algo que ainda era desconhecido ou despercebido pela maioria dos alunos do colégio. Além de sair da sala de aula para vivenciar algo novo, é fato que experiências como essas contribuem para a formação e desenvolvimento cultural.
Izabelli, que se formou ano passado, não ficou de fora. “Eu gostei do concerto, achei muito interessante, inclusive fiquei muito grata pelo convite e feliz por ter tido a oportunidade de fazer parte do grupo de alunos que presenciou uma nova experiência, a qual nos permitiu conhecer uma cultura diferente, afinal não somos acostumados a ouvir musica clássica diariamente”.
Myllena já tocava violino e ficou encantada com as interpretações musicais do espetáculo que acompanhou. “O que mais me chamou a atenção foi a forma como instrumentos completamente diferentes compõem uma harmonia sem igual”.
Ruan ficou bastante feliz quando soube que era aluno destaque e ainda mais ao saber da viagem cultural. Para ele, cada um precisa ser o próprio exemplo, buscando melhorar sempre. Foi o que também afirmou Izabelli. “Todos são capazes de ser aluno destaque, basta ter foco, determinação e força de vontade. Espero que esse projeto desperte nos alunos uma vontade de estudar mas, que acima de tudo, entendam que os conhecimentos que adquirimos durante a vida escolar serão muito úteis, principalmente em uma futura graduação, afinal estamos em constante aprendizado. Todos possuímos potencial, basta criar o hábito de estudar e se dedicar cada dia mais, buscando sempre o melhor e indo em busca de nossos objetivos”.