22/08/2023



Educação Região

Projeto “Eu Leio” estimula alunos da rede municipal em Pinhão

Equipe pedagógica destacou a importância da leitura na formação e aprendizagem das crianças

Projeto eu Leio

(Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão deu início no mês de abril no projeto “Eu Leio”. As atividades serão intensificadas durante a semana do livro, que é entre os dias 15 e 18 de abril. As ações do projeto incluem todos os alunos das escolas e CMEIs, que de acordo com dados da Secretaria de Educação, somam cerca de 3.500 crianças.

De acordo com a equipe pedagógica do projeto, o principal benefício é que ao dar mais ênfase às práticas e hábitos de leitura, as crianças desenvolvem maiores capacidades de aprendizagem e tornam-se mais críticos. Para a secretária de Educação e Cultura do município, Maria Aparecida de Oliveira Santos, a iniciativa proporciona ainda maior visibilidade aos projetos de leitura que já são executados nas escolas da rede municipal e nos CMEI’s.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

“O projeto ainda conta com visitas conduzidas pela equipe pedagógica da secretaria e do Departamento de Cultura à Biblioteca Municipal onde são realizadas atividades como contação de histórias, oficinas e cinema”.

Ela destacou que a necessidade de inserção da leitura nas escolas e nas rotinas das crianças é primordial. “A prática é essencial para que incorporem o hábito da leitura no seu dia a dia”, disse. Maria Aparecida ainda desenvolve um projeto em uma turma de 5° ano da rede municipal, que culminará com a exposição de “Literatura na rua”, onde a história escolhida será exposta na avenida central da cidade.

A coordenadora pedagógica do projeto, Sandra Mara Cordeiro, contou que no dia 16 de abril ocorre a atividade “A leitura está na praça” que contará com a presença das escolas expondo e apresentando os projetos desenvolvidos ou em andamento.

OUTRAS ATIVIDADES DA SECRETARIA

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão promoveu a capacitação para os professores da rede pública municipal de ensino. A ação é uma sequência ao Programa de Formação Continuada. As atividades foram executadas no fim da semana passada.

Sobre os cursos de capacitação a secretária de Educação e Cultura do município, Maria Aparecida, explicou que são imprescindíveis para melhora do desempenho dos profissionais. “Os encontros de formação continuada contribuem para o desempenho e valorização profissional, além de possibilitarem a melhoria da qualidade do trabalho realizado junto às crianças”.

Durante a formação foram discutidos conceitos e temáticas pedagógicas direcionadas para professores que integram a Educação Infantil por série e turma. As oficinas foram ministradas pelas professoras Janete de Fátima Ferreira e Simone Maria de Bastos do Nascimento, ambas da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo