Um projeto promovido em escolas e CMEI’s da rede municipal de Guarapuava, está incentivando a educação alimentar da criançada. A ação que busca estimular hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância reúne atividades que despertam os sentidos.
As atividades são uma iniciativa da Secretaria de Educação e do Departamento de Alimentação Escolar. O projeto utiliza alimentos como instrumentos pedagógicos, por meio de atividades que despertam os sentidos e a curiosidade das crianças.
Assim sendo, a proposta promove reflexões sobre saúde, meio ambiente, cultura e alimentação. Os alimentos trabalhados são simples, como cenoura e cana-de-açúcar. Os estudantes aprendem diferentes formas de preparo, participam de rodas de conversa, observam o crescimento das plantas e vivenciam o processo de moagem e degustação.
Segundo a nutricionista e diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Patrícia Chiconatto, o projeto também reforça a importância de compreender o caminho do alimento e os benefícios de alimentos saudáveis.
O projeto ‘Fome de Quê’ também reforça a importância de compreender o caminho do alimento, desde sua origem até chegar à nossa mesa. Um exemplo disso é a cana-de-açúcar, cujo processo muitas vezes desconhecemos, conhecendo apenas o produto final.
*Por Kayla Lima (estagiária), com supervisão de Cristina Esteche.
Leia outras notícias no Portal RSN.