O Novo Hospital Santa Tereza em Guarapuava conta com iniciativas para garantir mais sustentabilidade ambiental. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava (Semag), o hospital implementou um projeto de compostagem de resíduos orgânicos. O “Projeto Compostar”, desenvolvido pela secretaria e idealizado pela nutricionista Carolina Witzel, funciona em conjunto com o Setor de Nutrição e Dietética Hospitalar do hospital.
Desde junho deste ano, a equipe direciona os resíduos orgânicos gerados pelo setor de Nutrição e Dietética do hospital ao Parque das Araucárias, onde eles passam pelo processo de compostagem. Desse modo, esse processo resulta em um adubo de alta qualidade, aplicado em praças, jardins e hortas comunitárias de Guarapuava, promovendo um ambiente urbano mais verde e sustentável.
O ‘Santa Tereza’ também promove a Coleta Seletiva em parceria com a Associação de Catadores de Papel de Guarapuava. Esse trabalho integra o projeto “Mãos pro Futuro”, que se concentra no recolhimento de materiais recicláveis previamente separados pelas colaboradoras do setor. A iniciativa oferece oportunidades de trabalho e inclusão social para catadores de materiais recicláveis, pois conta com a parceria da Associação de Catadores de Papel.
A Prefeitura de Guarapuava integra as ações com apoio logístico, a implementação das composteiras e a coleta dos resíduos. Além disso, o hospital implementou outras ações em prol da sustentabilidade. Por exemplo, campanhas educativas para conscientizar os colaboradores sobre a importância da separação correta dos resíduos e promover práticas de reciclagem.
Leia outras notícias no Portal RSN.