22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Projeto Nossa Energia visita Guarapuava pela terceira vez

imagem-118437

da Redação com assessoria

Guarapuava – O Projeto Nossa Energia visita pela terceira vez o município de Guarapuava e permanecerá na cidade no período de 13 a 16 de setembro. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso racional e seguro de energia elétrica, e apresentar os projetos sociais desenvolvidos na comunidade, como palestras de conscientização com os alunos da rede municipal de ensino, troca de lâmpadas e geladeiras para os clientes inscritos no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica.

A iniciativa ocorrerá na rua Vereador Osvaldo Camilo Mendes, nº 200, no bairro Industrial, em frente à escola municipal Iná Ribas Carli, das 9h às 16h, e contará com o suporte do caminhão Nossa Energia. O veículo é totalmente equipado com aparelhos que mostram como utilizar a energia elétrica de forma correta, que comparam o consumo de energia de diferentes tipos de lâmpadas e ainda apresentam como funciona a geração de energia. Além disso, a unidade móvel é adaptada para receber atividades educativas, como palestras sobre economia e segurança com energia elétrica e também pode se transformar em palco para apresentações sobre consumo consciente de energia.

Para Thiago Peres, engenheiro de eficiência energética da Energisa e responsável pelo Projeto, a expectativa é que mais de seis mil lâmpadas sejam trocadas. “Além da troca de lâmpadas, esperamos que cerca de 286 geladeiras também sejam substituídas”, destaca Peres.

Thiago enfatiza ainda sobre a importância do Projeto. “Além de trocarmos esses equipamentos, a mensagem de conscientização é o foco principal da Energisa. Queremos que nossos clientes entendam e coloquem em prática o uso correto e seguro da energia elétrica”.

 

COMO FUNCIONA O PROJETO

O Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa, que segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Durante as visitas aos municípios da área de abrangência da Energisa, as atividades são divididas em etapas, como:

  • Troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes e de geladeiras: os clientes da Energisa que são inscritos na tarifa social de energia elétrica e ainda bolsa família, bolsa escola, e aposentadoria por invalidez, poderão se inscrever para a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de led, e ainda, concorrer à troca de geladeiras usadas por geladeiras novas e econômicas com o selo A de economia Procel. 

Para participar das trocas de lâmpadas e concorrer a geladeiras, é preciso estar em dia com o cadastro na tarifa social e fazer a inscrição no local. Para a validação do cadastros e inscrição no local, é necessário seguir os seguintes pré-requisitos:

– Estar em dia com a conta de energia (levar última conta paga);

– Apresentar RG, CPF e cartão de benefício social do Governo Federal;

– Ter sua conta de luz cadastrada na Tarifa Social de Baixa Renda;

– Levar lâmpadas incandescentes e fluorescentes até o Caminhão da Energisa.

  • Ações educativas com as escolas: com o caminhão são realizadas palestras educativas e interativas para estudantes com vídeos, debates e apresentação de estudos com experimentos científicos. O foco é trabalhar a conscientização sobre o uso correto, racional e seguro da energia.
  • Evento para o público: no último dia de atividades, no município visitado, a Energisa realiza um evento para o público, levando informações à população. As atividades educativas são realizadas no caminhão Nossa Energia que se transforma em um palco interativo. Além disso, os participantes concorrem refrigeradores com Selo Procel de Economia de Energia.

Para mais informações sobre a ação, acesse o site www.energisa.com.br.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.