22/08/2023



Agronegócio

Projeto prevê readequação da estrada entre a Palmeirinha e Campina do Simão

A Secretaria de Agricultura de Guarapuava recebeu resposta positiva da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) sobre a proposta que prevê a melhoria da estrada que liga o Distrito da Palmeirinha a Campina do Simão. Ainda este mês, técnicos do órgão estadual virão ao município para fazer o levantamento final do projeto. Com a readequação, os produtores rurais terão 17 quilômetros totalmente recuperados.

Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, o projeto só será possível devido à parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “A prefeitura entra com o projeto, o maquinário e a execução da obra. Já os agricultores viabilizarão o cascalho, o óleo diesel, o manejo e a conservação de solos no entorno da estrada”. Os produtores familiares não terão participação financeira na readequação.

Vezzaro afirmou que a obra é aguardada há muitos anos. “Com essa parceria, o município sairá da teoria para a prática, suprindo uma necessidade antiga”. A readequação terá o apoio do Sindicato Rural, Coamo, Sociedade Rural e Cooperativa do Vale e Agrária. Várias reuniões já aconteceram para tratar do assunto, com a participação de agricultores e vereadores. “A relevância da obra é grande, pois, além de melhorar a qualidade das vias de transporte dos moradores da região, escoamento dos produtos da agricultura familiar, irá beneficiar o fluxo agropecuário, pois dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento mostram que trafegam nesta estrada, anualmente, aproximadamente 500 milhões em valores de produção agropecuária da região”.

Patrulha do Campo

No mês passado o governador Beto Richa entregou, através do Programa Patrulha do Campo, duas patrulhas rurais ao prefeito Cesar Filho e outros prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Jordão (Candói, Pinhão e Reserva do Iguaçu). As patrulhas serão utilizadas na execução dessa e de outras obras. O consórcio foi o único a receber duas unidades da patrulha rural, num total de 26 máquinas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo