A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está buscando meios de se relacionar com a comunidade e proporcionar cultura as pessoas. Uma das formas encontradas é transformar o tradicional Sábados Literários em encontros on-line. O intuito é proporcionar o debate da literatura através das reuniões virtuais.
Segundo o coordenador do projeto, Edson Santos Silva, a plataforma escolhida para o encontro é o Google Meet, que se tornou um grande amigo dos professores e alunos durante a pandemia, já que é utilizado para aulas da graduação. Este ano, o Sábados Literários está comemorando a oitava edição e apresenta o tema “Entre Clássicos e Releituras”. O primeiro encontro será no dia 30 de maio e vai abordar os autores portugueses Almeida Garrett e Alexandre Herculano.
O primeiro especialista para falar no projeto é o professor da Unicentro Eduardo Soczek Mendes, que desenvolve pesquisa sobre os autores escolhidos. Conforme o professor Edson, a ideia é que os encontros previstos no cronograma de 2020 sejam todos feitos em ambientes virtuais. Eles serão conduzidos por professores e pesquisadores especialistas em autores de diversos países.
A proposta dos Sábados Literários é, realmente, uma proposta didática, em que um especialista apresenta determinados autores, com o intuito de aguçar mesmo o gosto pela literatura.
O coordenador do Sábados Literários reforça também que o projeto é destinado a um público diverso, que inclui os universitários. Mas a principal característica dos encontros é o incentivo a participação da comunidade.
“É um projeto que nasce com um objetivo singelo: falar de grandes obras da literatura universal para um público que não seja só o público de Letras da nossa universidade, mas que seja para alunos do Ensino Fundamental e Médio, para professores, alunos de outros cursos, entre outros”.
A estudante Amanda Cristina Borges participou de diversos encontros do Sábados Literários no ano passado. Nesse período, viu o interesse pela literatura aumentar. “Além da leitura ser um hobby, o Sábados Literários se tornou também, porque o pessoal comenta, muitas vezes, o que eu já tinha lido ou o que eu quero ler. É uma coisa que eu gosto muito e que acrescenta muito para a cultura local”.
O link para o encontro virtual do Sábados Literários no Google Meet será disponibilizado por e-mail para os inscritos. A inscrição pode ser feita pelo site.
Leia outras notícias no Portal RSN.