22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Projeto Samuzinho realiza treinamento para professores

imagem-109022

Da Redação com informações da Secom 

Guarapuava – Neste sábado (19), a Secretaria de Saúde realizou o projeto Samuzinho para professores da Escola Integração. O projeto, anteriormente restrito às escolas municipais, foi ampliado e, a partir de agora, também atenderá a rede privada de ensino.

O enfermeiro do Samu e coordenador do Samuzinho, Marcos Aurélio de Lima, comentou a importância de levar o projeto para mais crianças. “Com o sucesso do Samuzinho nas escolas municipais, acreditamos que seja uma boa ideia iniciar o projeto em colégios privados, já que saber como realizar o primeiro atendimento é essencial até a chegada do Samu ao local. Queremos estar em conjunto com a comunidade, orientando como realizar os atendimentos de socorro e entender como o Samu funciona”.

A manhã foi tomada por informações, dando a oportunidade para os professores levarem esse conhecimento de primeiros socorros não só aos seus alunos, mas para a comunidade em geral. Os professores tiveram acesso a informações de como falar ao ligar para o 192, comentar seu estado físico, suas funções vitais, se apresenta sangramento e se possível, como aconteceu o acidente.

Ainda no sábado, os professores aprenderam como identificar se a vítima necessita dos primeiros socorros, controlar e preparar o ambiente, além de isolar e proteger o local do acidente. A professora e diretora da escola, Antônia Eliane Vezzaro, ressaltou a importância do projeto. “Como nós podemos levar esses ensinamentos além do colégio e de nossos alunos, é de extrema importância que a prefeitura tenha cedido esse projeto para as escolas privadas”, finalizou.             

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo