22/08/2023
Cotidiano

Projeto social realiza trabalho com crianças carentes em Guarapuava

imagem-60776

O Centro Educacional João Paulo II atende diariamente cerca de 200 crianças e adolescentes carentes entre 6 e 17 anos. O projeto filantrópico é mantido pelas Irmãs Salesianas desde 1996 no Morro Alto em Guarapuava. Nele são desenvolvidas várias atividades no sistema contra turno para preencher o tempo vago desses jovens e ainda contribuir para uma melhor formação.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Shauane Emanuela Silva, existe todo um trabalho desenvolvido para os participantes. “Todos os alunos são matriculados e trabalhamos em vários segmentos. Esporte, lazer, cultura, acompanhamento pedagógico, incentivo a leitura, até mesmo programas voltados à própria família. Como a região é bastante carente ofertamos para as mães artesanato, reunião de formação, aulas de aeróbica e oficinas de bordado para que elas apreendam um oficio e utilizem o tempo de forma produtiva”.

Como não há fins lucrativos, a instituição mantém algumas parcerias para conseguir suprir as despesas. “Temos futebol, ginástica rítmica, xadrez, capoeira, dança, artes, música, bordado, entre outros serviços, além do gasto com aproximadamente 20 funcionários entre administrativo, educadoras, merendeiras, o espaço físico e o material utilizado com as crianças. Tudo isso gera um custo, então temos parcerias com a prefeitura e a assistência social, participamos de editais, fazemos promoções, enfim, precisamos definir sempre uma estratégia para conseguir manter a obra social”.

Na semana da criança, brincadeiras diferentes foram realizadas no Centro, proporcionando um espaço de lazer para elas. Cama elástica, brinquedos infláveis, pintura no rosto foram algumas da atrações que marcaram as comemorações para a data.

Quem quiser conhecer e ajudar o projeto deve dirigir-se até o local que fica na Rua Bernardino Roseira de Lacerda, 532, Morro Alto. O horário de atendimento é das 8h00 às 17h, fechando para o almoço. As doações e ajuda podem ser de qualquer tipo, incluindo valores em dinheiro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.