22/08/2023
Educação

Projeto Trilhas vai atender escolas de Guarapuava

imagem-33991

O Instituto Natura e o Ministério da Educação (MEC) firmaram uma parceria que prevê implantar como política pública no ensino fundamental o Projeto Trilhas, lançado pela Natura em 2009. Só no Paraná serão beneficiadas 1.057 escolas de 47 municípios (ver lista abaixo).  Guarapuava é um dos municípios beneficiados.

 

Trilhas é uma iniciativa do MEC e do Instituto Natura, com coordenação técnica da Comunidade Educativa Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac). Esse projeto é composto por diversos materiais elaborados para apoiar o trabalho dos professores criando oportunidades para que as crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.

Nesta primeira etapa, a escolha dos municípios participantes foi feita pelo MEC com os seguintes critérios: municípios prioritários estabelecidos pela política do Ministério e todas as capitais e grandes cidades do país.

“Acreditamos em uma educação de todos e para todos que constrói pontes para aproximar ideais de solidariedade e justiça e disseminar um conhecimento atualizado e crítico da realidade. Neste sentido, a parceria com o MEC é um momento muito importante para o Instituto Natura devido à oportunidade de contribuir para uma educação pública brasileira de qualidade. Para implantar o projeto, contamos com a participação de diversos parceiros, inclusive de Consultores e Consultoras Natura, que vão atuar de forma voluntária, disseminando o projeto nas escolas”, explica Pedro Villares, presidente do Instituto Natura.

 

Municípios paranaenses atendidos
Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Palmas, Bocaiúva do Sul, Guaraqueçaba, Ivaté, Ramilândia, Campina do Simão, Jacarezinho, Reserva do Iguaçu, Cantagalo, Laranjal, Rio Branco do Ivaí, Loanda, Santa Amélia, Colombo, Santa Maria do Oeste, Coronel Domingos Soares, Mariluz, Santa Mariana, Santana do Itararé, Doutor Ulysses, Mato Rico, Santo Inácio, Espigão Alto do Iguaçu, Mauá da Serra, São Jerônimo da Serra, Fernandes Pinheiro, Nossa Senhora das Graças, São João do Caiuá, Florestópolis, Nova América da Colina, São Pedro do Paraná, Paranacity, Sapoema, Paranapoema, Tunas do Paraná, Inajá, Ventania, Itaperuçu e Prado Ferreira.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.