22/08/2023



Cotidiano Paraná Região

Projetos de três municípios da Região vão receber Prêmio Gestor Público

Pitanga e Prudentópolis tiveram projetos contemplados em transporte e saúde, respectivamente. Já Pato Branco saiu à frente com dois projetos

NAJUA-PRUDENTOPOLIS-e1617132979427

Pitanga e Prudentópolis tiveram projetos contemplados em transporte e saúde, respectivamente. Já Pato Branco saiu à frente com dois projetos (Foto: Reprodução/Najuá)

Três municípios da Região de Guarapuava vão receber o Prêmio Gestor Público 2022 (PGP-PR). A premiação da 10ª edição vai premiar um projeto de Pitanga, um de Prudentópolis e dois de Pato Branco, entre 196 iniciativas homologadas de 75 municípios. Os projetos da Região estão entre 42 deles que vão ser contemplados, pertencendo a 31 cidades.

Sendo assim, Pitanga se sobressaiu com o projeto “Transporte coletivo gratuito e de qualidade”. O município conta com quatro linhas de transporte coletivo de graça. Conforme a prefeitura, são veículos adaptados para transporte de pessoas com necessidades especiais, tais como cadeirantes, passageiros com deficiência visual e auditiva, idosos e gestantes. Além de contar com assentos exclusivos para mulheres, os passageiros também possuem conectividade wifi dentro dos ônibus.

Já Prudentópolis se destacou com o projeto “A territorialização em saúde como instrumento de organização e ampliação do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS)”. A proposta do município também recebeu outro prêmio em agosto, o 7° Prêmio Inova Saúde Paraná, pelo Congresso Paranaense de Saúde Pública 2022.

PROJETOS

Mas Pato Branco conseguiu sair à frente e ter dois projetos contemplados, um deles é o Programa Qualifica Pato Branco. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, o programa se adere às necessidades do mercado de trabalho, “com cursos de aperfeiçoamento totalmente gratuitos”, promovidos em parceria com entidades integrantes do Sistema S. Por meio do projeto, mais de 200 participantes já seguraram o diploma e saíram capacitados.

Além disso, o programa Pato Rotas no Campo também vai receber o prêmio. Ele é um projeto de cadastro de endereçamento rural. Assim, o objetivo é gerar um código de endereço para as residências nas propriedades rurais do município.

O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP). Conforme a organização, o intuito é valorizar os projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade. Por fim, a cerimônia oficial das premiações está marcada para o dia 22 de novembro, em Curitiba.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo