22/08/2023
Prudentópolis Região Saúde

Prudentópolis alerta sobre riscos de leptospirose após enchentes

A Secretaria de Saúde fala sobre cuidados com alimentos que tiveram contato com as águas da enxurrada/enchente e sobre o consumo de água

Prudentópolis alerta sobre riscos de leptospirose após enchentes (Foto ilustrativa: Reprodução/Freepik)

A Prefeitura de Prudentópolis fez um alerta sobre os riscos de leptospirose após enchentes no município. A Secretaria de Saúde falou dos cuidados com alimentos que tiveram contato com as águas da enxurrada/enchente e sobre o consumo de água.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda, causada pela exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. A penetração no corpo ocorre por meio da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas.

Confira os cuidados:

Com Alimentos

  • Descarte Alimentos Contaminados;
  • Lave e Desinfete Utensílios de Cozinha;
  • Evite Consumir Alimentos de Origem Desconhecida.

Com a Água

  • ferver a água antes de consumir;
  • filtrar a água.

Para prevenir a leptospirose, deve-se evitar contato com água contaminada, lavar cuidadosamente as mãos e o corpo com água e sabão após qualquer exposição à água de enchente. Além disso, se desenvolver sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular ou outros sintomas suspeitos após a exposição à água da enchente, buscar atenção médica imediatamente. O diagnóstico precoce é fundamental.

(Arte: Divulgação/Prefeitura de Prudentópolis)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.