Quando a noite chega os moradores de Prudentópolis se deparam com uma cidade iluminada, mas com lâmpadas diferentes. Trata-se da substituição das antigas lâmpadas de sódio por outras mais modernas e eficazes. Isso quando o assunto é economia, segurança, cuidado com as pessoas e com o meio-ambiente. E esse projeto da lâmpadas em LED não prevê apenas uma iluminação pública mais eficiente.
Traz também um incremento em segurança pública, com a instalação de câmeras em pontos estratégicos, como a entrada da cidade, e prédios públicos. Conforme o projeto, o monitoramento fica por conta da parceria entre o Município e as polícias Militar e Rodoviária Federal. De acordo com o prefeito Osnei Stadler, o projeto que começou na gestão anterior, quando ele era vice-prefeito, chega neste ano a 2.261 lâmpadas substituídas. “Falta pouco para chegarmos a 100% e vamos chegar lá”.
Conforme Osnei, além da economia de energia, as novas lâmpadas têm outro ganho. Contribuem com o meio ambiente, já que possuem menos carbono, e ainda não têm mercúrio, que é nocivo à saúde. “Elas também são mais duráveis, reduzindo as despesas com manutenção”. Para agilizar o processo, a administração municipal comprou mais um caminhão. Agora são dois na utilização do serviço nos bairros.
E a economia do dinheiro público já está permitindo a compra de mais lâmpadas para serem instaladas nos bairros que ainda não contam com essa melhoria. Todas as lâmpadas são compradas com recursos próprios do município. De acordo com o prefeito, a substituição de lâmpadas nos bairros que faltam já começaram. A previsão de conclusão é de dois meses.
CONFIRA
Na atual de administração, os números da iluminação pública são os seguintes:
2021 – 461 lâmpadas de LED
2022 – 110 lâmpadas de LED
2023 – 31 lâmpadas de LED
2024 – 1859 lâmpadas de LED
Leia outras notícias no Portal RSN.