Sentir altos níveis de adrenalina e aproveitar experiências únicas, é tudo que uma criança quer. Ainda mais se for na própria cidade, explorando a própria terra. É assim que os alunos de Prudentópolis vão poder descobrir a aventura, sem sair da escola. Isso porque a Prefeitura de Prudentópolis está desenvolvendo um projeto em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) de Guarapuava.
O projeto é um estudo inédito no Brasil em nível municipal. A ideia é oferecer para as crianças a prática dessas atividades de aventura, como tirolesa, escalada e slackline. De acordo com a prefeitura, a proposta busca envolver os alunos e vivenciar isso, diante o potencial turístico de aventura em Prudentópolis. “No futuro, eles podem ser os protagonistas de toda essa atividade, despertando na criança o interesse pelo turismo na cidade”.
APLICAÇÃO DO PROJETO
Dessa forma, o projeto vai ocorrer durante o ano todo, dividido em três etapas. A primeira etapa conta com a capacitação e formação dos professores de educação física que atuam nas escolas urbanas. Em seguida, a segunda etapa vai possibilitar a implantação de equipamentos de aventura em cada escola.
E a terceira e última etapa, é o acompanhamento do professor Cláudio Shigueki Suzuki, da Unicentro e do aluno doutorando, Alderenik Antonio de Oliveira. Ele desenvolverá a pesquisa, sobre a viabilidade da implantação das práticas corporais de aventura nos anos iniciais das escolas urbanas de Prudentópolis.
Durante as aulas práticas, as crianças são acompanhadas e observadas o tempo todo. Por isso os professores municipais, instrutor e também professores da Unicentro ajudam os alunos em tudo, para garantir a segurança. A Administração Municipal por meio da Secretaria de Educação está envolvida nas atividades.
Leia outras notícias no Portal RSN.