Principal produtor de erva-mate do país, o Paraná representa 63% da produção nacional. De acordo com os dados, só no último ano a erva-mate produzida no Estado somou aproximadamente 638 mil toneladas. Isso representa um crescimento de 17% em relação a 2019. Além disso, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) somou R$ 753 milhões, segundo o Departamento de economia Rural – Deral. Prudentópolis, município da Região, está entre os locais com maior VPB, conforme o departamento.
Cruz Machado, São Mateus do Sul, Bituruna, e General Carneiro também estão entre os destaques. Conforme a Agência Estadual de Notícias, a erva-mate sombreada cultivada entre outras vegetações, produzida no Estado é considerada a melhor do mundo. Essa atribuição deve-se ao sabor e aroma diferenciados.
Desta forma, por conta dos resultados positivos da produção ervateira na Região, nesta quinta (16) ocorreu no campus da Unicentro em Irati, o 10º Fórum Institucional da Cadeia Produtiva da Erva-Mate. O Fórum debateu o estimulo à sustentabilidade econômica, ambiental e social a partir da organização da cadeia produtiva. E ainda a certificação da qualidade do produto e desenvolvimento tecnológico.
Leia outras notícias no Portal RSN.