22/08/2023



Cotidiano Região

Prudentópolis faz 114 anos com reabertura de Monumento Natural São João

A decisão foi tomada a partir das informações de que o município não registra há 10 dias, nenhum caso ativo de coronavírus

MONUMENTO NATURAL SÃO JOAO

Prudentópolis faz 114 anos com reabertura de Monumento Natural São João (Foto: Reprodução/Facebook)

O município de Prudentópolis completa 114 anos nesta quarta (12). E um dos principais pontos turísticos da Terra das Cachoeiras Gigantes, será reaberto. Trata-se do Monumento Natural São João, criado em dezembro de 2010. Conforme a prefeitura, a decisão foi tomada a partir das informações de que o município não registra há 10 dias, nenhum caso ativo de coronavírus. O último registro positivo para a doença foi no dia 31 de julho.

Assim, de acordo com informações divulgadas pela Saúde Municipal nesta segunda (10), dos 58 casos confirmados, 57 estão recuperados. Prudentópolis tem um registro de morte pela doença. Uma mulher de 91 anos morreu no dia 5 de julho. Ainda conforme o último boletim, 44 pessoas são monitoradas e 12 aguardam resultados de exames laboratoriais.

A partir desse panorama, a administração municipal decidiu reabrir o Monumento Natural São João para visitação. Entretanto, as visitas ao local serão de acordo com medidas sanitárias de segurança e ocorrerão por meio de agendamentos, de quinta a domingo, das 9h às 16h. Nas segundas, terças e quartas, o Monumento estará fechado para limpeza e desinfecção.

Por fim, neste 12 de agosto, haverá um ato cívico em comemoração aos 114 anos do município. A prefeitura informa que serão observadas as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus e o ato será transmitido por live a partir das 9h, pela página da administração municipal no Facebook. “Fique atento ao horário, acompanhe e participe aí da sua casa”.

(Imagem: Reprodução:/viajeparana)

SALTO SÃO JOÃO

O Monumento Natural Salto São João fica a 22 quilômetros o Centro de Prudentópolis, em uma área de 15 alqueires que impressiona pela beleza cênica. No meio de uma floresta de araucárias bem preservada, surge a cachoeira com grande volume de água, tem queda de 84 metros de altura e segue pelo Rio São João.

(Foto: Reprodução/Facebook)

O Monumento Natural do Salto São João foi criado para garantir proteção integral ao remanescente de Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucárias), flora, fauna e recursos hídricos. Em especial a cachoeira e os paredões e demais recursos ambientais protegidos, além do entorno que formam um cânion de 84 metros de altura.

O Rio São João é um dos rios que compõem a Bacia do Rio Ivaí, com 56 quilômetros de extensão dentro do município. Assim, é um dos principais rios de Prudentópolis e ao longo do leito existem quedas d’água e locais utilizados para lazer. Além disso, o local possui estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus.

(Foto: Reprodução/Facebook)

O Monumento possui ainda um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e loja de artesanato. Por fim, a Gestão da Unidade é compartilhada, entre o Instituto Ambiental do Paraná e a Prefeitura Municipal de Prudentópolis.

Mirante 1 do Monumento São João (Foto: Reprodução/Facebook)

SERVIÇO

Agendamento de horário
e-mail: infoturprudentopolis@gmail.com
(42) 3908-1105 – Centro de Informações
(42) 3446-3946 – Secretaria de Turismo

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo