22/08/2023



Cotidiano Região

Prudentópolis revive tradições milenares da Páscoa

Prudentópolis preserva a escolta do Santo Sudário composta por representação do exército dos Cossakos, ou 'Homens Livres'

cossaakos

Prudentópolis preserva o exército dos Cossakos (Foto – Nossa Gente)

Prudentópolis, a ‘Capital da Oração’ se reveste do clima de Páscoa. Após a cerimônia de ‘Sexta-Feira Santa ‘com a exposição do ‘Santo Sudário’, um pano branco que antigamente envolvia os corpos dos mortos e que foi a última veste de Jesus Cruxificado, outra tradição se mantém. Durante a vigília que se estende neste sábado (8), os ‘Cossakos’, uma espécie de sociedade militarizada, reunidos num exército se revezam de 15 em minutos. Eles compõem a guarda do Santo Sudário nas Igrejas ucranianas São Josafat e Imaculada Conceição.

Quem deseja conhecer essa atividade religiosa e milenar, pode participar da ‘adoração’ ao Santo Sudário. Os ‘Cossakos’ estarão lá.

De acordo com a secretária municipal de Cultura Nadir Vozivoda, pela manhã, desde às 8h está tendo a ‘benção dos alimentos’, de hora em hora.

Ainda neste sábado, das 8h às 17h, o Bazar de Páscoa, que ocorre há 22 anos, no calçadão da Paróquia, oferece comidas típicas, produtos para compor a cesta de Páscoa e artesanato. Além disso a exposição de pêssankas gigantes na praça é outra atração.

Por fim, às 19h tem a ‘procissão da ressurreição’ com a escolta dos ‘Cossakos’. Em seguida, haverá programação cultural.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo