O Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) também tem vagas para tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Tils). Conforme a Seed-PR, continua em vigência o Edital nº 119/2023, que prorroga as contratações em regime especial não só para as funções de professores e pedagogos, mas também para Tils.
Os tradutores e intérpretes são profissionais essenciais para a inclusão dos estudantes surdos, o que promove um ambiente educacional igualitário e uma educação mais eficaz. Para os Tils, a seleção exige formação acadêmica e exame de proficiência, ou seja, a comprovação da fluência em Libras.
Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), a comprovação pode ser feita pelos Centros de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS/PR), pertencentes à Secretaria da Educação. Os exames de proficiência ocorrem anualmente nos CAS com sedes em Curitiba, Francisco Beltrão, Apucarana, Guarapuava, Maringá, Cascavel e Umuarama.
Em Guarapuava, o CAS fica na rua das Acácias, 60, no bairro Trianon. O horário de atendimento é de segunda a quinta das 8h às 12h e das 13h às 17h e nas sextas das 8h às 12h. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (42) 3627-7830.
CONTRATAÇÕES
As contratações por meio de PSS, dependem do número de estudantes surdos matriculados nas escolas da rede estadual de ensino. Dessa forma, elas ocorrem de maneira contínua, feitas conforme a demanda. Para atuar nas salas de recursos multifuncionais da surdez, os professores bilíngues, tanto surdos como ouvintes, têm que ter, além de proficiência, também formação superior.
Isso porque, eles são os responsáveis pelo trabalho pedagógico complementar à escolarização, possibilitando aos estudantes surdos acesso e compreensão dos componentes curriculares. Para as salas regulares não é necessária a formação superior, sendo exigida apenas a comprovação da fluência em Libras. Em 2023 foram ofertadas diversas formações on-line para os TILS. No “Dia de Estudo e Planejamento” do ano letivo de 2024, a Seed-PR propôs uma formação específica para esses profissionais.
Leia outras notícias no Portal RSN.