22/08/2023



Política

PT lança pré-candidatura de Lula à reeleição, também em Guarapuava

Em Curitiba, lançamento será às 17h, em frente a sede da Policia Federal, onde Lula está preso

lu

O Partido dos Trabalhadores, em Curitiba, lança neste domingo, às 17h, a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. Guarapuava fez o ato, ontem, sábado (26), no Centro da cidade.

Preso desde o dia 07 de abril deste ano na sede da superintendência da Polícia Federal, cumprindo pena de condenação na Operação Lava Jato, Lula pode ser candidato já que a Constituição Federal prevê a suspensão dos direitos políticos de qualquer pessoa somente após o trânsito em julgado da decisão penal condenatória, o que não é o caso do ex-presidente. A Lei da Ficha Limpa também não impede que Lula participe do processo eleitoral, ainda que sub judice, enquanto houver possibilidade de recursos plausíveis para instâncias superiores.

O ato de lançamento da pré-candidatura em Curitiba acontece neste domingo (27). Às 10h houve concentração em frente a sede do PT, seguindo uma caminhada até a Feira do Largo da Ordem. O ato político de lançamento será às 17h, na vigília em frente à sede da Polícia Federal onde o ex-presidente encontra-se detido.

De acordo com o Diretório Nacional, manifestações devem acontecer nas cidades onde o PT está organizado.

Vereadora Professora Terezinha no terminal (Foto: Divulgação)

Em Guarapuava, segundo o porta-voz do Partido, Ademir Daiprai, uma panfletagem no terminal Estação da Fonte e ruas próximas na manhã de sábado (26) mobilizou militantes. “Entregamos três mil panfletos e a receptividade foi muita boa”.

No panfleto, o PT guarapuavano diz que foi o ex-presidente “que tirou o Brasil do mapa da miséria, e colocou comida, educação e oportunidade ao alcance de milhões de brasileiros”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo