22/08/2023
Cotidiano Paraná

Quase 2.300 presos participam dos concursos literário e de desenho do Deppen

Iniciativas buscam promover a cultura entre os presos, motivar a leitura e escrita e a criatividade. Premiação ocorreu em todas as Regiões

deppen concurso

Iniciativas buscam promover a cultura entre os presos, motivar a leitura e escrita e a criatividade. Premiação ocorreu em todas as Regiões (Foto: Deppen)

O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), por meio do Setor de Educação e Capacitação, promoveu o terceiro Concurso Literário e o segundo Concurso de Desenho do sistema prisional.

Desse modo, participaram do concurso com o tema ‘Tempo e Vida’, 2.262 presos. A premiação ocorreu entre os dias 13 e 17 de dezembro em diferentes Regiões do Estado. A iniciativa contou com parcerias de diversas secretarias estaduais e entidades.

Conforme as informações, 1.437 presos se inscreveram no concurso literário. O objetivo é motivar a produção textual, desenvolver as habilidades de leitura e escrita. E ainda, incentivar a criação artística literária e promover a cultura entre os presos.

No entanto, o concurso de desenho teve 825 participantes. Nesta ação, a intenção era motivar a criatividade, a expressividade e as habilidades artísticas.

PUBLICAÇÃO

De acordo com a coordenadora do Setor de Educação e Capacitação do Deppen, Irecilse Drongek, um livro deve reunir os trabalhos selecionados. “Assim como fizemos nas edições anteriores, pretendemos publicar o que foi produzido, como forma de registrar e valorizar a cultura e a arte produzida no cárcere”.

PREMIAÇÃO

Ainda conforme o Deppen, os 40 presos selecionados no concurso literário receberam livros de literatura e certificados de participação como prêmio. Além disso, terão os textos publicados em livro.

Além disso, no concurso de desenho, o primeiro colocado recebeu um kit desenho, um certificado de participação e será capa da publicação de um livro digital, a ser publicado em parceria com colaboradores.

Por fim, os demais desenhos selecionados também recebem certificado de participação, kit desenho e a participação de uma exposição virtual de desenhos do Deppen.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.