O Paraná tem quatro das seis universidades estaduais como destaque neste ano. Isso porque, as universidades de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) somam 13 cursos classificados com cinco estrelas ou considerados excelentes no Guia da Faculdade 2022. Entretanto, a Unicentro e a Unespar possuem como maior nota o conceito quatro (muito bom) em 29 e 12 cursos respectivamente.
A publicação ocorreu pelo jornal O Estado de S. Paulo – Estadão. Além disso, 54 graduações receberam o conceito três estrelas, significando atingir o grau bom. Sendo assim, na liderança está a UEM com cinco, nas opções de estudo Farmácia, Geografia, Matemática, Química e Zootecnia. A UEL vem na sequência, com as graduações em Agronomia, Ciências Biológicas, Filosofia e Medicina Veterinária.
Já entre os cursos da Unioeste os conceituados com nota 5 estão Engenharia Agrícola, Pedagogia e Secretariado Executivo Trilíngue. E por fim, a UEPG finaliza a lista de graduações de excelência das estaduais com o curso de Letras. Conforme as informações, a pesquisa avaliou mais de 17 mil cursos de todo o Brasil, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, nas modalidades presenciais e de ensino a distância (EaD), de instituições de ensino superior públicas e privadas, cadastradas no Ministério da Educação (MEC).
AVALIAÇÃO
De acordo com as informações, os critérios abrangem três aspectos qualitativos: projeto pedagógico, que analisa as características das propostas de ensino dos cursos; corpo docente, que considera o perfil de professores; e infraestrutura, que avalia as condições de materiais e equipamentos utilizados.
(*Com informações da AEN)
Leia outras notícias no Portal RSN.