22/08/2023



Economia Guarapuava

Quebra na produção cancela Festa da Uva em Bituruna

imagem-107148

Da Redação

Bituruna – A quebra estimada em cerca de 80% da produção na safra deste ano inviabiliza a realização da Festa da Uva no município. Em 2015 os mais de 100 produtores somaram mais de um milhão de quilos da fruta, cultivada em aproximadamente 100 hectares de área, segundo informou o presidente da Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi), Claudinei Bertoletti. Segundo o vinicultor, a causa dessa baixa são os fatores climáticos. “Tivemos geada tardia em setembro e muita chuva durante a floração”.  O resultado está sendo a perda da produtividade e da qualidade da uva.  “A nossa vinícola decidiu que vai produzir apenas suco”. De acordo com o produtor, a consequência maior, além do prejuízo que ainda não foi computado, será o impacto na economia do município. A festa, que já é tradicional, vende cerca de dez toneladas da fruta e atrai visitantes. “A decisão foi tomada para não prejudicar os produtores e os visitantes que sempre prestigiam a festa para consumir nossos produtos”, justifica o prefeito, Claudinei Castilho.

Com a atual situação, que é também nacional, haverá desemprego e produtores ficarão sem renda em boa parte do ano. “Somos todos pequenos produtores que empregam cerca de 20 pessoas cada um. Com a pouca produção deste ano, o estoque deve durar até maio. Nos demais meses vamos fechar as vinícolas e ir pescar”, ironiza Bertoletti.

Com o cultivo voltado principalmente para a produção de suco e vinho (uva Bordeaux) e entre 15% e 20%  para a venda in natura (uva Niágara), Bituruna coloca a maioria da produção no mercado regional. “Cerca de 15% são vendidos para outros estados, mas a carga tributária é muito alta. O governo judia”. Segundo Bertoletti, o governo federal tributou o Fundo de Aval de Auxílio à Pobreza. “O que vai para outro estado é tributado. No Paraná, o ICMS [Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) também aumentou”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo