22/08/2023

Quedas do Iguaçu adere à greve dos bancários

imagem-31223

No 14º dia da greve dos bancos o município de Quedas do Iguaçu paralisou suas três agências e 20 trabalhadores aderiram ao movimento nesta segunda-feira (10). Quedas compõe o Sindicato dos Bancários de Guarapuava e Região.

A paralisação já atinge 39 agências e cerca de 420 bancários nos municípios de Laranjeiras do Sul, Prudentópolis, Santa Maria do Oeste, Guarapuava, Pitanga, Manoel Ribas, Pinhão e o distrito de Entre Rios. Segundo o coordenador regional dos Sindicato dos Bancários, Elói Myszka, a mobilização ainda não dá sinal de chegar ao final. “A greve segue por tempo indeterminado. Continuamos aguardando uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)”, diz Myszka.

A greve é a maior dos últimos 20 anos. A última grande paralisação aconteceu em 2010, onde foram fechadas 30 agências e cerca de 300 funcionários dos bancos aderiram à greve. Naquela ocasião a greve durou 16 dias.

A classe pede um aumento salarial de 12,8% que representa 5% de aumento real e outros 7,5% relacionados à inflação projetada. A Federação Nacional dos Bancos apresentou uma proposta de 8%. Além do reajuste, eles aguardam uma resposta sobre as reivindicações que dizem respeito à saúde do trabalhador, garantia do emprego e segurança no trabalho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.