22/08/2023
Segurança

Quem é quem no Brasileirão ( Parte 1: Os favoritos)

Começa nesse sábado (25), mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. 20 clubes de nove estados do país farão a alegria da torcida em 38 rodadas de torneio. Ao todo serão 380 jogos e 570 horas de futebol. Mas antes mesmo de a primeira rodada chegar, o campeonato já gera inúmeras discussões e pitacos sobre as equipes favoritas, os classificados a Libertadores e os rebaixados para a série B.

Como não poderia deixar de ser, também deixarei aqui minhas opiniões sobre o Brasileirão:

Favoritos:

Corinthians – Eliminado da Libertadores, o clube paulista tem como principal objetivo para a temporada chegar novamente  ao torneio continental. Para isso deve ficar entre os quatro primeiros do Brasileirão ou conseguir o título da Copa do Brasil. Campeão da Libertadores e do Mundial em 2012, o timão manteve o elenco  e se reforçou. Hoje é considerado é um dos melhores clubes do país.

Para vencer o Brasileiro, o alvinegro aposta na mesma tática do titulo de 2011. Um bom começo de campeonato, para criar uma vantagem, uma “gordurinha”, enquanto os adversários mais diretos se dividem a atenção com outros torneios.

As possíveis saídas de jogadores importantes como: Paulinho, Jorge Henrique e Romarinho, podem complicar a vida do Timão nesse início de campeonato.

Atlético MG– Jogando o melhor futebol do país, o time sensação do Brasil também entra como favorito a conquista do título. Ronaldinho, em grande fase, Jô, Diego Tardelli e Bernard prometem fazer a diferença a favor do Galo.

 Outro ponto favorável ao clube mineiro é o fator casa. Jogando no Independência, o Atlético mantém um retrospecto impecável e ainda não perdeu em seus domínios.

O fato de o Galo ainda disputar a Libertadores pode prejudicar. Um histórico recente mostra que os clubes que disputam as fases finais da Libertadores não chegam ao titulo nacional.

Fluminense- Ultimo campeão brasileiro, o tricolor também apresenta um bom elenco, mas parece que ainda não engrenou em 2013. Favorito ao titulo estadual, o Flu não passou pelo Botafogo. Na Libertadores, o tricolor sofreu mais do que o esperado para chegar as quartas de final, o que deixa uma desconfiança no ar.

Torcedores confiam em Fred e Abel Braga para mudar a situação do Flu e chegar ao título nacional.

 

No próximo post, os clubes que correm por fora no Brasileirão e brigarão por uma vaga na Libertadores.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.