O Sindicato Rural de Guarapuava, a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e o Grupo Agrass promovem o 4º Encontro de Resultados de Pesquisas de milho, soja e feijão, além de tecnologias do campo.
O evento será no dia 14 de junho, das 8h30 às 11h30 e da 13h30 às 17h30, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, 58 – Trianon).
O objetivo é apresentar para a comunidade de Guarapuava e região, resultados de pesquisas realizadas por acadêmicos do curso de Agronomia da Unicentro.
Neste ano, serão abordados temas como controle de doenças na cultura de milho, soja e feijão, além do uso de tecnologias como nitrogênio foliar e bioestimulantes.
Como proposta de treinamento acadêmico, os resultados das pesquisas serão apresentados pelos acadêmicos em forma de palestras. De acordo com o professor da Unicentro, Itacir Eloi Sandini, o encontro é uma maneira de contribuir para o incremento da produtividade e redução de custos das culturas de milho, soja e feijão. “Serão realizados debates durante as apresentações, e quaisquer dúvidas serão sanadas por meio de interação com o público”, complementa .
O encontro é direcionado a produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos, estudantes e representantes de empresas do ramo.
Os encontros, realizados desde 2009, são importante fonte de conhecimento para a classe produtora e agrônoma. Santini ressalta que para a comunidade acadêmica, a Universidade participa do projeto no papel de geradora de informação. “A Unicentro cumpre seu papel e ajuda na geração de conhecimento. Portanto, o que é apresentado no encontro, tende a possuir uma credibilidade de importante valor frente à comunidade”.
O professor ainda lembra que as parcerias realizadas para que as pesquisas pudessem se estender ao conhecimento da população foram muito importantes. “Posso citar aqui que o treinamento profissional que esse projeto apresenta é imenso, além disso, os acadêmicos evoluem como pessoas e como profissionais. Vale lembrar que alguns de nossos alunos estão atualmente participando de sistemas de bolsas de empresas ou de iniciação cientifica, envolvendo a comunidade e o setor científico, além é claro, da capacitação profissional”.
A entrada do encontro é um quilo de alimento não perecível para a Campanha Produtor Solidário. Outras informações pelo telefone 42 – 3623 1115 ou 42 – 3622 5754.