Um dos quíntuplos de Chopinzinho nasceu empelicado e emocionou a internet

Luiz Henrique nasceu com a bolsa amniótica inteira. Os médicos estouraram após a retirada

Essa é uma condição rara entre os partos (Foto: Reprodução)

Passam bem os irmãos Antonella, Laura, Tiago, Jhordan e Luiz Henrique. Eles são os quíntuplos que nasceram no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo. Os pais, Aniele Kurtel, de 24 anos e Luís Fernando, de 33 anos são de Chopinzinho. Assim, foi nessa cidade que a gravidez foi acompanhada até meados de julho.

A partir do dia 22 do mesmo mês, o casal foi para o Hospital do Rocio para assistência médica ampliada devido à raridade da gestação. Os bebês nasceram na noite de segunda (2). Um dos meninos, Luiz Henrique, nasceu empelicado. É uma condição rara entre os partos, que é quando a bolsa amniótica que abriga o bebê dentro da barriga não é rompida durante o trabalho de parto. No perfil criado pelos pais no Instagram, eles disseram:

“Hoje foi o melhor dia de nossas vidas, o nascimento dos primeiros quíntuplos do Paraná, nossos amados filhos”.

Os bebês nasceram na noite de segunda (2) (Foto: Reprodução)

TRANSFERÊNCIA

De acordo com  a Agência Estadual de Notícias, o acompanhamento da gravidez foi por meio do SUS. Incluiu consultas e exames em Chopinzinho e em Pato Branco. Assim, Aniele fez o pré-natal na Rede Materno Infantil do Paraná. Também foi assistida na Atenção Primária à Saúde, e pelo Consórcio Intermunicipal e Referência Hospitalar de Alto Risco.

Todavia, com a evolução da gestação, avaliada a condição de saúde da gestante e previsão de nascimento dos bebês, foi estabelecido um plano de cuidados. O planejamento incluiu a transferência de Aniele para Campo Largo. Assim, ela foi transferida em helicóptero aeromédico da Secretaria Estadual da Saúde.

Isso porque a viagem de carro, com distância de 400 quilômetros, poderia trazer risco para a gestante e para as crianças.

Luiz Henrique Kurpel Araújo nasceu com 1.270 quilos (Foto: Reprodução/Instagram)

NASCIMENTO

O nascimento dos quíntuplos foi por volta das 22 horas do dia 2 de setembro. O parto envolveu diversas áreas, pontos de atenção e fluxos de regulação. Assim, a equipe foi composta por cerca de 30 profissionais do hospital. Com gestação de 28 semanas e cinco dias, os bebês nasceram com saúde, com peso médio de mais de um quilo.

Dos cinco, apenas um tem 950 gramas. Eles permanecem sob os cuidados da equipe multiprofissional da instituição. De acordo com informações do hospital divulgadas nesta quarta, todos os bebês apresentam quadro de saúde estável.

Confira o momento em que Luiz Henrique nasceu.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

RELIGIÃO

Antiga sede da catedral passa a ser santuário no dia da Padroeira

FISCALIZAÇÃO

Força-Tarefa reforça combate à pesca predatória e desmatamento no PR

CAMPEONATO PARANAENSE

Datas para o Campeonato Paranaense já estão definidas

Comentários